Ola, talvez você já tenha pensado em aprender a produzir games ou ficou curioso por ver tantas pessoas desenvolvendo games. E ai se perguntou, por onde começar?
Hoje, mais do que nunca, produzir games esta ficando cada vez mais fácil, existe uma gama enorme de programas, estilos de jogos, gráficos e dispositivos onde você pode lançar o seu game.
Vamos usar minha trajetória como um exemplo.
Foi em 2001 onde eu tive o meu primeiro contato com o 3D, a faculdade de Design que eu fazia ainda não tinha programas específicos de 3D, mas a base artística foi muito boa para me ajudar a melhorar no desenho, na construção, estudos de cores, escultura etc. Fora da faculdade fui fazer alguns cursos de 3D e de criação de personagens, que me ajudaram a desenvolver alguns pequenos curta metragens.
Em 2003 eu me formei e comecei a procurar trabalhos, pouca gente ainda usava o 3D e era a ferramenta que eu mais gostava de usar em meus trabalhos, mas fazendo um portfólio (apresentação de trabalhos pessoais ou profissionais), eventualmente eu conseguiria alguma oportunidade no mercado. Tenho muitas histórias pra contar, mas vou deixar para um outro momento. Seguindo, fiz alguns trabalhos de publicidade e continuei a fazer trabalhos pessoais relacionados a personagens e games, que abriram as portas para eu lecionar e dar aulas numa escola, isso por volta de 2007.
Ai tudo começou a ficar mais bacana pois as oportunidades aumentavam e eu estava indo trabalhar na Gameloft. Ao mesmo tempo eu fazia mais trabalhos pessoais. Foi então que em 2009 participei de um campeonato da Epic Games chamado "Make Something Unreal Contest", onde fiz alguns dos meus primeiros personagens complexos de game e pude ganhar o segundo colocado na ocasião.
No mesmo ano, eu estava abrindo minha própria escola de cursos, com meu sócio e irmão Ricardo Banzato. A escola se chama Tonka3D, ainda existem ótimos cursos por lá, pois nem todo o curso deve ter o foco apenas em ferramentas e sim em conceitos artísticos que complementam qualquer produção. Fiz diversos cursos para a Tonka3D e também trabalhos relacionados a Personagens e Arquitetura. Alguns desses trabalhos você pode encontrar no meu ArtStation
Resumindo um pouco a história, entre um trabalho e outro, sempre continuei fazendo projetos pessoais, e também trabalhando voluntariamente em projetos de outras pessoas, para aprender e evoluir, pois precisava treinar também o meu inglês e entender melhor como funcionava o trabalho em grupo no desenvolvimento de games, etc.
Foi então que em 2016 resolvi encarar uma missão e fazer meu primeiro jogo de fato, gratuito, chamado Clown2Beat, fiz ele em 4meses e depois mais 4 meses para lançar uma DLC paga. Foi ai que eu comecei a ganhar mais segurança, conhecendo outras pessoas e fazendo tambem novos cursos de games.

Já em 2018, tive a oportunidade de montar um time (eu e mais 3 pessoas) e juntos fizemos o demo do jogo Shadows of Kepler, que esta na Steam também. Foi uma experiência única, mas estávamos na necessidade de ter um investidor para bancar o restante da produção do jogo. Não foi fácil, inclusive viajamos para os EUA em 2019 e entregamos um presente do jogo para o Tim Sweeney (CEO da Epic Games), pessoalmente na GDC. Sem um investidor, o time não pode dar continuidade no projeto.

Isso tudo me levou até janeiro de 2020 onde eu decidi que pela experiência que tinha adquirido, já seria possível eu fazer algo bem mais elaborado e rico em detalhes. Fazendo o projeto sozinho, eu teria a certeza de que a produção não ficaria parada ou dependendo da ajuda de algum investidor. Chegamos em dezembro de 2020 (data atual que faço esse texto) onde estou lançando o primeiro Gameplay do jogo Parallel, a pedidos da comunidade do YouTube, que vem me ajudando bastante. Hoje já são 5 mil inscritos. E aqui estou eu, trabalhando muito na divulgação e também na produção do jogo. Acredito que não basta ter um bom produto, as pessoas tem que conhecer o produto e colocar algum tipo de valor nele, e isso só acontece com o tempo e com muito esforço.

Espero no futuro participar mais ativamente em podcasts, entrevistas, artigos etc, e até mesmo voltar a elaborar cursos novos e/ou encontrar novas parcerias. Hoje tenho 41 anos, mas me sinto um garoto trabalhando e lutando pelos seus sonhos. Conto com seu apoio.
Se você deseja entrar nessa aventura de desenvolver games, saiba que o caminho é longo, mas o trabalho em equipe ajuda muito a encurtar esse processo. Comece com trabalhos pequenos e vá expandindo ao longo do tempo. Ficar muito tempo em um único projeto pode ser frustrante, então sempre projete metas e conclua seus projetos. Pois nada melhor do que olhar pra trás e ter a tranquilidade de saber o que da certo e o que não da certo, por experiência própria. Um pouco de sorte também é sempre bem vindo e a "conexão" com outras pessoas, sejam parceiros, clientes, possíveis sócios etc é fundamental. Boa sorte e bons estudos.

Rodrigo Banzato, 22 dezembro, 2020 Facebook
Parabéns por todo o seu esforço, tenho certeza que vc ainda vai MAIS longe e será MAIS reconhecido.